Faz tempo que a cozinha já não é mais o lugar da casa onde simplesmente se faz comida, mas um lugar de encontro da família e amigos. Eu simplesmente tudo que envolve a cozinha de alguma forma! Muita gente não faz ideia de quais são os utensílios e eletrodomésticos básicos pra gente ter na cozinha, e na maioria das vezes, mesmo que você acha que comprou tudo, é só na hora de preparar alguma coisa que você vai perceber que faltou determinado item.

QUAIS UTENSÍLIOS DE COZINHA SÃO ESSENCIAIS?

Panelas, pratos, copos, xícaras, talheres, faqueiro básico (colher, garfo e faca), potes, assadeiras, tábua de corte e utensílios elétricos como fogão, geladeira, liquidificador, cafeteira e batedeira são alguns dos utensílios de cozinha essenciais.

É importante pensar em um bom jogo de panela, mesmo que você não tenha o costume de cozinhar. Um jogo básico de 5 panelas (grande, média, pequena, frigideira e panela de pressão) já é suficiente.

O faqueiro básico inclui pelo menos 3 tipos de facas: uma serrilhada para pães e bolos, outra menor ideal para cortar legumes e temperos como salsinha, cebolinha, alho e cebola e outra um pouco maior e afiada para cortar carnes e aves.

Pode ser interessante também incluir na lista itens como ralador, abridor de latas e saca-rolhas, tesoura de cozinha (trinchadores), peneiras, escorredor, descascador de legumes e frutas, espátulas, colher de pau e tigelas de tamanhos variados.

Com relação aos utensílios elétricos, tudo vai depender do que pareça indispensável para você. Aqui é regra é praticidade, então priorizo o preparo de receitas simples e fáceis, e a maioria das porções são individuais. Portanto, pra mim, o mixer e o processador de alimentos são muito mais utilizados do que o liquidificador. Se você adora tomar um café quentinho de manhã bem cedo, a cafeteira pode ser essencial. Se você costuma congelar refeições para a semana, um micro-ondas pode ser indispensável também.

LISTA DE UTENSÍLIOS BÁSICOS PARA COZINHA

Se o que você precisa é otimizar tempo na cozinha, alguns utensílios são básicos e simplesmente não podem faltar. Pensando nisso, resolvi elaborar uma lista de utensílios básicos para cozinha que eu considero essenciais e que pode ajudar você, principalmente se o seu objetivo é emagrecer ou melhorar a qualidade da sua alimentação.

Segue então uma lista de utensílios, que eu considero básicos para a sua cozinha. Obviamente, esta lista pode ser adaptada para suas necessidades e as de sua família. Por exemplo, se você não tiver algum objeto desta lista, verifique se ele é mesmo necessário para você antes de adquirí-lo.

PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS

– Abridor de latas e garrafas
– Copo medidor ou conjunto de medidores (especialmente para quem não é muito íntimo da cozinha)
– Descascador de legumes
– Espremedor de limão
– Faca para cortar carne
– Faca para cortar legumes
– Faca serrilhada (para cortar pão)
– Jogo de tupperwares de diversos tamanhos
– Potes para mantimentos
– Ralador de legumes
– Tábua de cortar
– Tigelas (de vários tamanhos)

PARA SERVIR A COMIDA

– Canecas
– Colher de servir
– Concha
– Copos (na quantidade necessária para a sua família)
– Escumadeira
– Pratos rasos, fundos e de sobremesa (na quantidade necessária para a sua família)
– Saca-rolhas
– Secador de saladas

PARA COZINHAR

– Colher dentada (para pegar macarrão)
– Colheres de pau ou de silicone (para não riscar as panelas anti-aderentes)
– Formas, assadeiras ou tabuleiros, retangulares, ovais e redondas
– Forminhas para doces e salgados
– Frigideira funda
– Jogo de panelas básicas
– Panela de pressão
– Pelo menos uma panela grande (tipo espagueteira)
– Peneira
– Travessas refratárias (aquelas tigelas de vidro que podem ir ao forno)

ELETRODOMÉSTICOS

– Batedeira
– Cafeteira
– Filtro de água
– Fogão
– Geladeira
– Liquidificador com processador de alimentos
– Microondas
– Mixer

AGENDE SUA CONSULTA