Nossos corpos são máquinas incríveis que podem, de fato, se desintoxicar. Já falei sobre isso antes, mas não faz mal dizer isso de novo: nossos corpos já se desintoxicam naturalmente e não são milagrosamente “limpos” em uma semana, ou seja, não existe nenhum “alimento detox” ou pílula mágica detox.

Tudo o que podemos fazer é apoiar nossos corpos em fazer o que ele já faz tão bem todos os dias, através do nosso fígado, rins, sistema digestivo, pulmões, sangue e praticamente todas as células do nosso corpo.

Você pode apoiar os canais naturais de desintoxicação do seu corpo através da ingestão de alimentos naturais, gerenciamento de estresse, sono, movimento/exercício, movimentos intestinais/micção, respiração profunda, sudorese, água filtrada suficiente e assim por diante.

As dicas que eu preparei nesse post não são um novo método secreto desenvolvido por mim. São os seus hábitos DIÁRIOS no quadro maior do seu estilo de vida que são mais importantes e eficientes do que qualquer programa mágico de detox em uma semana. Coisinhas simples, mas básicas para ajudar você a se recuperar dos excessos dos últimos dias. 😉

Vamos lá:

✔ Beba bastante água! O nosso corpo precisa de água para tudo, desde a construção de músculos quanto, pra queimar gordura, formação de ossos e etc. Portanto: água!!! Água natural, água com gás, água com limão, água de coco e chás em geral: chá branco, cavalinha, dente de leão, centelha e hibisco são especialmente bons, porque possuem ação termogênica, desintoxicante e diurética.

✔ Invista em alimentos verdes, como: couve, brócolis, folhas verdes e abobrinha; e também abacate, frutas vermelhas, azeite de oliva, cúrcuma, gengibre, alho e limão. Em saladas, cozidos, refogados, sopas, caldos e sucos. São alimentos concentrados em nutrientes, que possuem ação anti-inflamatória e ajudam o sistema digestivo.

✔ Preste atenção no consumo de proteínas: a maioria das pessoas não come a quantidade mínima adequada. Ela não só é importante pra construção de músculos, mas principalmente é um dos macronutrientes que mais garante saciedade. Então se você pretende emagrecer, é muito importante que você tenha proteínas nas suas refeições e até mesmo pra quem está em fase de manutenção de peso. Então invista em carnes de todos os tipos como: boi, peixes, frango, ovos e tbm tofu e tempeh.

✔ Se já estiver adaptado: experimente períodos de jejum. 12h, 14h ou 16h podem promover um detox eficiente, mas cuidado: só funciona bem quando feito de forma adequada e em pessoas já adaptadas. Não adianta fazer coisas malucas como ficar 3 dias sem comer. Defina um período e faça com regularidade todos os dias. Ah, e cuidado: se o jejum faz você se entupir de café e gordura, reconsidere! O café tem ótimos benefícios para a saúde, mas, como qualquer coisa que seja consumida em excesso, pode causar um aumento de hormônios do estresse e provocar alterações no sono. Se você precisa de energia extra à tarde, experimente uma xícara de chá, um pequeno pedaço de chocolate 70% ou mais de cacau ou até mesmo uma caminhada rápida do lado de fora.

✔ Faça algo te relaxe todos os dias. Uma caminhada curta de 15 minutos, yoga, dançar, meditar, cozinhar, conversar… faça uma lista de coisas que você pode fazer para desestressar e escolha uma atividade todos os dias. Não é apenas físico: o mental e o emocional também são importantes no final do dia!

✔ Durma bem! Nada como um sono reparador! O sono não é importante apenas para mantê-lo energizado durante todo o dia, mas também pode afetar as escolhas alimentares que você faz. De acordo com um estudo da Universidade do Arizona, os pesquisadores relacionaram a má qualidade do sono com a necessidade de mais junk food. Estabeleça um horário regular de sono – indo para a cama dormir e levantando sempre no mesmo horário – toda semana. A ciência apóia a ideia de que você deve manter a mesma hora de dormir e acordar para regular seu ritmo circadiano e descansar um pouco mais. Além disso, fazer isso ajuda a adormecer mais rapidamente e a ter um sono com mais qualidade. Ajuda também o metabolismo hormonal e é necessário para que nosso corpo e mente possam descansar e se preparar para um novo dia.

Resumindo: não espere a próxima segunda-feira! Apenas volte (ou comece) uma rotina saudável. Foque em comida de verdade e tenha paciência. 😫 Não espere a motivação aparecer, apenas faça o que precisa ser feito. O corpo incha mais por sairmos da rotina, é normal. 😒 Mas volta rapidinho, confia em mim! 😉 Ainda mais colocando essas dicas em prática!

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