Quando se trata de emagrecimento, a salada é o item número um do cardápio de quem quer perder peso e se manter saudável. Volta e meia alguma amiga ou amigo vem me contar que tá “light” só na saladinha, acreditando ser uma opção saudável que ajuda emagrecer, mesmo sem gostar muito ou se sentir satisfeito com a refeição. O famoso prato colorido e bonito de postar, mas que não sustenta e na maioria das vezes, não agrada.

Esse é um dos motivos pelo qual todo mundo acha difícil fazer dieta. É sofrido demais viver à base de folhas, vegetais, frutas ou “receitinhas”, que não são nada práticos ou que não conseguimos encaixar na nossa rotina e que não nos saciam de verdade. Quando a gente fala que salada é saudável, porque tem fibras e poucas calorias, o abençoado começa comer muita salada – porque entende que salada emagrece – e acaba comendo menos das outras coisas que são tão importantes quanto, como proteínas e gorduras.

Alimentos de origem animal (principalmente quando são incluídas carnes de órgãos e vísceras) contêm todas as proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que os seres humanos precisam para funcionar, nas proporções adequadas. Tem sido assim na maior parte da história humana, já que esses eram os únicos alimentos disponíveis e com o qual nós evoluímos. Por isso, trago hoje 3 maneiras práticas de fazer trocas inteligentes no dia a dia:

1) Na hora de montar seu prato, não pira! Capriche nas fontes de proteína, como carnes de todos os tipos e ovos – na mesma proporção da salada. E se não tiver salada, tá tudo bem! Foca na proteína sem medo!

2) Invista no consumo de boas gorduras! Primeiro, porque quando eu tiro gordura eu substituo por outra coisa tão prazerosa quanto (geralmente besteiras) e a outra: porque quando eu tiro gorduras eu sinto mais fome e como mais. Abacate, coco, oleaginosas, queijos e azeite de oliva são boas opções.

3) Respeite os sinais do seu corpo! Coma sempre que tiver fome e até se sentir saciado. Seu corpo tem sabedoria suficiente para te sinalizar tudo o que você precisa, confie.

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